Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63628
Compartilhe esta página
Título: | Faces da Pedagogia: Um olhar para a pedagogia empresarial sob a perspectiva de pedagogos em formação. |
Autor(es): | FERREIRA, Maria Eduarda Lauriano |
Palavras-chave: | Pedagogia empresarial; Estudantes de Pedagogia; Formação de pedagogos |
Data do documento: | 7-Abr-2025 |
Citação: | FERREIRA, Maria Eduarda Lauriano. Faces da Pedagogia: Um olhar para a pedagogia empresarial sob a perspectiva de pedagogos em formação. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | Este estudo objetivou conhecer o que os estudantes de pedagogia da UFPE compreendem sobre a pedagogia empresarial, caracterizando as fontes de conhecimento desses estudantes nessa área. Para base teórica utilizamos autores como Libâneo (2001, 2002), Ribeiro (2003), Silva (2021), Silva e Severo (2020). A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, caracterizando-se como um estudo de caso, a partir da resposta de 44 estudantes do curso de pedagogia matriculados no 9° e 10° períodos a um questionário virtual com perguntas abertas e fechadas. As análises revelaram a existência de uma lacuna na formação acadêmica dos estudantes de Pedagogia no que tange ao conhecimento sobre a pedagogia empresarial. Os resultados indicam que, embora a maioria dos participantes já tenha ouvido falar sobre o tema, esse contato ocorreu de forma superficial, muitas vezes restrito a menções breves em sala de aula ou por meio de colegas e docentes. Além disso, um quantitativo significativo de discentes relatou não ter tido qualquer exposição ao tema dentro do ambiente acadêmico, mesmo estando nos períodos finais do curso. É possível perceber certa insatisfação dos estudantes em relação a esta lacuna existente em sua formação inicial, apontando iniciativas individuais de busca sobre o assunto e a indicação de que esse tema seja discutido nas disciplinas do curso, sejam as obrigatórias, ou a criação de componentes eletivos que tratem do tema. Diante desses achados, reforça-se a necessidade de ampliação e aprofundamento das discussões sobre a pedagogia empresarial na formação inicial do pedagogo. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63628 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_-_Eduarda_Lauariano_VERSAO_FINAL2__.pdf | 207,28 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons